App • MyFitnessPal • Controle do Sódio

Os aplicativos, apps de celular e tablets, são atualmente grandes aliados para os praticantes de atividades físicas e também para quem deseja manter a alimentação equilibrada. Atuando como parceiros e como uma espécie de fiscais da rotina alimentar e de exercícios, por eles o usuário consegue saber se a ‘conta fecha’, se a alimentação diária está equilibrada e se as atividades são suficientes.

Um exemplo desse tipo de aplicativo é o MyFitnessPal que possui um banco de dados com as informações nutricionais de alimentos e centenas de médias de perda calórica de exercícios. Entre os principais usos do app está o controle da saúde, incluindo as calorias ingeridas, metas para a perda ou ganho de peso e a mensuração das calorias perdidas com os exercícios físicos, entre outras funcionalidades.

Ipad_pt_progress_ipad

Controle de consumo de Sódio
Uma das melhores características do app é a possibildade de controle do consumo de sódio.Se consumido em excesso, o sódio pode se tornar um grande vilão para a saúde. Porém, o sal está presente nos mais diversos tipos de alimentos, indo desde sopas a queijos. Com o aplicativo, o usuário consegue saber o quanto de sódio consumiu e se está dentro do limite de 5 gramas diárias indicadas pela Organização Mundial de Saúde.

A pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico de 2013, realizada pelo Ministério da Saúde, aponta que 48% dos brasileiros acham que consomem sal dentro da média aceitável. Porém, de acordo com dados divulgados recentemente pelo próprio Ministério, os brasileiros consomem uma média de 12 gramas de sódio por dia, mais do que o dobro do que é recomendado pela OMS. “Em parte, isso provém de alimentos industrializados que consumimos sem dar atenção para a tabela nutricional e para os seus ingredientes. É justamente aí que entra a nossa plataforma”, explica Tina Louise, diretora de Desenvolvimento de Mercado do MyFitnessPal.

Como funciona
O usuário conta com um banco de dados de 4 milhões de alimentos, com os quais pode construir um verdadeiro diário virtual de suas refeições e, no final do dia, não só controlar as calorias que ingeriu, mas também ter uma ideia próxima do sódio ingerido.

No caso dos produtos industrializados, é possível ler o código de barras da embalagem pelo aplicativo para smartphone, facilitando o processo. Se o usuário preferir, inclusive, ele pode usar essa facilidade para consultar diversos produtos no ato da compra, escolhendo aquele com a tabela nutricional mais dentro dos seus objetivos – incluindo aí a menor quantidade de sódio.

Já para os alimentos caseiros, a plataforma traz as principais receitas brasileiras, como arroz, bife, feijoada e por aí vai. E a dica dos desenvolvedores do aplicativo é se comprometer em reduzir o uso de sal dessas receitas e buscar formas alternativas de ressaltar o sabor das receitas.

controle_alimentacao-myfitness_pal

 

O MyFitnessPal é gratuito e disponível para iOS, Android, Windows Phone e Web. Traduzido para o português em 2013, as operações no Brasil começaram em 2014.
www.myfitnesspal.com.br
www.facebook.com/myfitnesspal