Beber água porque é uma delícia!

Uma vida saudável começa com um copo de água! A primeira regra para um bom funcionamento metabólico é ingerir um copo de água assim que você acordar. Isso é um fato! Mas sempre ouvimos que manter o corpo hidratado depende da ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia, para repor o que naturalmente perdemos e utilizamos. Hoje, há estudos que demonstram que essa quantidade estipulada há muitos anos é um número genérico, que não é necessariamente uma regra. Nada que faça você abolir o consumo de água, isso é impossível, mas podemos repensar a forma como encaramos a hidratação do nosso corpo e nos livrar de uma certa culpa que ronda esse assunto.

A polêmica dos dois litros
Um cálculo realizado há anos supõe que um adulto saudável, de porte médio, tem essa perda diária de dois litros de líquidos, daí surgiu a ideia de que para equilibrar, o ideal é consumir esses dois litros durante todo o dia. De uns anos para cá, estudiosos estão divulgando uma revisão desse imperativo “beba dois litros de água”. Essa nova abordagem tenta demonstrar que o número está mais relacionado à padrões de consumo (leia-se, consumo de bebidas industrializadas) e falácias sobre beleza e dieta (sua pele vai ficar melhor, você vai emagrecer…) do que um conselho real.
Isso não significa que beber água não é importante, longe disso, mas o que eles defendem é que o próprio organismo dá conta de consumir a água que necessita através da sensação de sede e da procura inconsciente de alimentos e líquidos que fazem o papel de repor a água que o corpo precisa. Lembrando que assim como a água está na composição do nosso corpo, ela também está nos alimentos, principalmente nos vegetais.
Em contrapartida, há os médicos e estudiosos que defendem que o consumo de água deve sim, ser regular e antecipar a sensação de sede. Bem e o que fazer? Enquanto a comunidade científica ainda debate uma das necessidades primordiais e primitivas do ser humano, estudando e revisando antigas publicações, nós podemos fazer nossa parte nos dedicando a consumir água de forma agradável, sem culpa e sem forçar a barra!

beber_agua_dicas

Beber água porque é uma delícia!
Existem as pessoas que amam beber água, as que odeiam e as que bebem quando sentem muita sede, apenas. Todas consomem água, seja ela pura ou em alimentos, sucos, chás, refrigerantes… Como nossa meta por aqui é melhorar os hábitos, a ideia é que nossas fontes de hidratação sejam as melhores e mais naturais possíveis.

agua_beber quando_quiser

Para ajudar quem não gosta de beber água, sente sede, mas prefere tomar um refrigerante, uma ideia é investir na água aromatizada, e nos chás, que são excelentes também e devem ser consumidos sem açúcar, claro! Para os sucos naturais, a única coisa que devemos lembrar é que são calóricos, mas se você está em dieta, consulte seu nutricionista para saber quais são as melhores opções.

Duas receitas de água aromatizada
Encontramos duas receitas simples disponibilizadas pela nutricionista Sheila Mustafá que são deliciosas e ajudam a quem acha que beber água é “sem graça”!
A água aromatizada com frutas e ervas alia a hidratação com os benefícios funcionais dos ingredientes. Então, não há dúvidas que a ideia é boa!

Lima, Limão e Hortelã
3 litros de água/1 Lima da Pérsia/1 Limão/15 folhas de hortelã.
Preparo: Coloque a água numa jarra e acrescente finas fatias do limão, da lima da Pérsia e as folhas de hortelã inteiras. Conserve na geladeira.

Abacaxi, Limão e gengibre
3 litros de água/1 abacaxi/1 limão/10 cm de raiz de gengibre.
Preparo: Coloque a água numa jarra, corte o abacaxi em fatias médias e corte novamente em 4 partes, corte o limão e o gengibre em finas fatias, coloque tudo na água e conserve na geladeira.

Varie também com alecrim/salsa/folhas de boldo/pepino.

agua_aromatizada_natural_frutas

Para qualquer lugar

Levar uma garrafinha de água para a academia, para o trabalho…  Vale ter um arsenal como esse aqui:

beber_agua_esportes

Um projeto legal que estimula a redução do descarte de copos de plástico é o Love Bottle, que vende garrafinhas estilosas, reutilizáveis de vidro – Conheça – www.lovebottle.net

Love_bottle

Imagens: Flickr: Earthworm/ Tom Wachtel / Carol VanHook / Kalyan Chakravarthy / rich_bruchal e Marisa | Food in Jars