Biomassa de Banana Verde

A biomassa de banana verde é um alimento que, além das funções nutricionais básicas, quando consumido como parte da dieta regular, produz efeitos benéficos à saúde, prevenindo e auxiliando na recuperação de algumas doenças. É pouco calórica e possui baixo índice glicêmico. Por isso, na lista de benefícios da biomassa está a poderosa atuação no processo de emagrecimento.

Super Saudável
Veja essa lista de benefícios que você pode ter:

• A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido;

• No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno;

• A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes;

• É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.

Biomassa pronta
Uma das opções para o consumo é a biomassa vendida por marcas de alimentos funcionais e orgânicos. Na feira de orgânicos e produtos naturais, Naturaltech, visitei o estande da La Pianezza e gravei um vídeo batendo um papo com o representante que você pode ver acessando o meu canal: Bia Manhas no Youtube.

biomassa de banana verde dica saudavel

Como Fazer em casa
Quer fazer a sua própria biomassa? É bem fácil!

Tire as bananas uma a uma do cacho, cuidando para que esse corte seja bem rente para que nenhuma parte interna sofra contaminação no momento do cozimento. Lave uma a uma com água e sabão enxaguando bem.

Em uma panela de pressão coloque água até a metade, ligue o fogo e deixe essa água ferver. Quando estiver fervendo coloque as bananas. Muito importante a água estar fervendo, pois, esse choque térmico faz parte do processo.

Tampe a panela, a água deve ser suficiente para deixar as bananas “cobertas”, e quando começar a ouvir o barulho da pressão, abaixe o fogo, conte 8 minutos e desligue. Deixe que a pressão toda saia naturalmente da panela, não acelere o processo, não abra a panela.

Destampe a panela e descasque as bananas, cuidado, pois, estarão quentes. Mas terá que ser feito com elas ainda quentes para facilitar o processo.

Validade: 3 a 6 meses no freezer. Na geladeira o ideal é consumir em até 3 dias. Dica: congele em potes de vidro porções de 200 g para utilizar quando quiser.

Como comer?
Como incorporar a biomassa na sua dieta? Pode parecer complicado, mas em uma pesquisa simples em sites e livros de receitas você pode encontrar algumas formas. Postei no meu Instagram @biamanhas um jeito bem simples – incorporado ao suco e aqui vai outra receitinha:

Suco funcional:
• Suco de 1 laranja
• 1 folha de couve
• 100 ml de suco de uva
• 1 colher de sopa de linhaça
• 1 colher de sopa da biomassa de banana verde
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

Imagem: Flickr – Nicolas Prieur