Chai, o tradicional chá indiano

Sempre escutamos de todos os médicos, dermatologistas, especialistas em alimentação e fitness que devemos estar atentos ao consumo de líquidos e água. Existem muitas formas de hidratar o corpo e consumir bebidas que auxiliam o metabolismo e os chás entram nessa categoria. A dica de hoje é o Chai ou chá indiano da marca Lótus que experimentei e aprovei.

O que é o Chai
A bebida é a mais tradicional e consumida na Índia e alguns países do sul asiático. Na índia, a maioria da população é vegetariana e usa e abusa das receitas com especiarias e ervas aromáticas. Enquanto vamos de cafezinho, a maioria dos indianos aproveita seu gosto por sabores picantes e aromas encantadores para consumir após o almoço, por exemplo, o Chai ou Masala Chai que é um chá à base de folhas de chá preto ou verde acrescido de especiarias, podendo ser servido com leite. Existem muitas combinações possíveis para as especiarias que entram na receita Chai, dependendo da região e da disponibilidade de ingredientes, mas o cardamomo é talvez o item mais comum. A história do Masala Chai é dessas que começa lá na Antiguidade, sendo que antes de se tornar uma bebida social e relacionada aos seus atributos energéticos (o chá também tem cafeína) era considerado remédio herbal. O uso do leite e do açúcar, como muitos podem imaginar, se deve à influência cultural dos colonizadores britânicos.

chai

O Chai da Lótus
O chá indiano da Lótus Produtos Naturais tem canela, erva-doce, açafrão, cravo, gengibre, pimenta branca e cardamomo. Então temos aí elementos termogênicos, antioxidantes e auxiliares da digestão. Para essa época do ano, é também uma boa pedida para o alívio dos sintomas da gripe. Para os que seguem dietas de poucas calorias, o leite, que acompanha ou não o chá, pode ser desnatado. lotusprodutos.com.br

dica de chai cha indiano fitness

Como consumir
Em misturas prontas como esta da Lótus, basta seguir as instruções básicas de infusão e acrescentar o tanto de leite que quiser. O Chai é tradicionalmente servido quente, mas existem lugares que o servem gelado, acompanhado de outras bebidas, com leite condensado…

SONY DSC

Para fazer seu próprio Chai
Se você é dessas pessoas que curtem testar receitas, fazer misturas e entender como os sabores se combinam, achamos no site do Guia da Semana essa receita de Chai cedida pela escola Uni-Yôga.

Ingredientes
1 litro de água mineral
1/2 copo de açúcar refinado no copo fino
1 pau de canela tamanho médio
1/2 copo de gengibre ralado prensado no copo fino
1/2 copo de leite em pó no copo grande
1 colheres de chá preto inglês rasa
3 sementes de cardamomo

Preparo

- Separe 100ml de água para diluir o leite e ferva o restante;
- Triture as sementes de cardamomo no pilão;
- Adicione o açúcar e a canela de pau na panela. Levar ao fogo;
- Mexa até abrir a canela;
- Adicione o gengibre e o cardamomo. Misture bem até soltar o caldo;
- Acrescente a água aquecida;
- Ferva em fogo baixo durante 5 minutos, sem parar se mexer;
- Adicione o leite em pó diluído. Deixe aquecer durante 1 minuto, sem ferver;
- Acrescente o chá preto. Desligue o fogo e deixe descansar durante 1 minuto, com a panela tampada;
- Coe o chai na peneira e experimente. Se necessário adoce mais;
- Passe pelo coador de pano com o funil para a garrafa térmica.

Still do filme – Viagem a Darjeeling (The Darjeeling Limited, 2007) de Wes Anderson -  vários chais servidos na comédia cult sobre uma viagem de trem feita por três irmãos na Índia:

The-Darjeeling-Limited_chai_scene

Imagens: arquivo / Flickr: sotheavy e uteart / reprodução