Colesterol • A ajuda dos alimentos

Exercícios físicos, boa alimentação… O básico da manutenção de uma vida saudável. Muito se fala sobre o colesterol, e sabemos que há um considerado “ruim’ – o LDL – responsável por depositar gordura na parede das artérias, podendo entupir os vasos, e o colesterol “bom” – HDL – que transporta a gordura acumulada nas paredes das artérias para o fígado, para ser metabolizada.

“O excesso de gorduras saturadas, originadas de uma dieta rica em alimentos gordurosos como carnes com capa de gordura e leite, por exemplo, precisa ser contido para que não contribua com o aumento do LDL-colesterol, o colesterol “ruim”, aumentando o risco de desenvolver problemas cardiovasculares”, explica a nutricionista Christiane Vitola.

O alerta da profissional vai ao encontro de informações divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aponta as doenças do coração como causa número 1 de mortes no Brasil e no mundo. “O controle do colesterol pode ocorrer por meio de alimentação rica em fibras, gorduras “boas” e fitoesteróis para ajudar a diminuir os níveis de LDL e aumentar os níveis de HDL”, recomenda a nutricionista.

Na lista, alimentos que podem contribuir para o controle dos níveis de colesterol:

Ajudam a Diminuir o colesterol “ruim” (LDL)

Aveia
O farelo de aveia é a opção com maior quantidade de fibras, sempre que possível acrescente pelo menos 2 colheres de sopa desse alimento no seu café da manhã

Suco de uva
Um copo do suco integral de uva já pode ser benéfico. Lembrando que o benefício é devido à presença dos flavonoides que também podem ser encontrados no chá verde.

Creme vegetal com fitoesteróis
Os fitoesteróis são compostos vegetais que atuam diminuindo a absorção do colesterol no intestino, o consumo recomendado para obter o benefício é de 2 colheres de sopa por dia.

Açaí
Contém antioxidantes naturais, fibras e vitaminas, sendo um ótimo aliado ao sistema cardiovascular.

Ajudam a Aumentar o colesterol “bom” (HDL)

Abacate
Uma porção de abacate corresponde a aproximadamente 35 g da fruta.Aposte nessa opção para ingerir mais gorduras “boas” na sua alimentação

Castanhas e sementes
Pertencentes ao grupo das oleaginosas, ricas em gorduras poli e mono insaturadas. Só tome cuidado com a quantidade que você ira consumir, pois são altamente calóricas. Aposte em 2 unidades de castanha do Para ou 5 unidades de castanha de caju.

Alimentos integrais
A recomendação de ingestão de fibras diária é de 25g. Fique atento se você está consumindo a quantidade recomendada para obter seus benefícios.

Peixes
Consuma ao menos duas refeições por semanas para aproveitar os benefícios desse alimento.

E atenção ao consumo desses alimentos:
Alimentos ricos em açúcar
Alimentos fritos
Carne vermelha
Alimentos com excesso de gordura trans

girofitness dicas alimentacao

Fonte: Becel Pro-Activ