Comer bem • Feijão Azuki

O feijão azuki é uma leguminosa popular em receitas da culinária japonesa e uma das diversas espécies de feijão encontrados no mundo. O feijão azuki é bastante indicado para ajudar no controle da pressão arterial, excesso de açúcar no sangue e tem benefícios diuréticos. É avermelhado, mais arredondado e tem um sabor levemente adocicado, sendo usado em receitas doces (como os docinhos de feijão, super populares no Japão), mas também em inúmeros pratos salgados. É rico em proteínas, fibras, ferro, potássio, zinco e vitaminas do complexo B, como todos os feijões, mas com mais zinco.

Uma grande vantagem do azuki é que ele não precisa ficar de molho. Quem gosta de feijão sabe que antes de cozinhar é interessante deixá-lo de molho por o mínimo 8 horas para diminuir o teor de fitatos que são os responsáveis pelos gases e para algumas pessoas pela dificuldade de digestão.

azuki

Eu amo sopas e essa de feijão azuki tem um sabor especial – compartilhei no meu Insta @BiaManhas e foi um sucesso – então anota aí!

Ingredientes
1 xícara de feijão azuki
2 xícaras de água
1 pitada de sal
1 colher (chá) de pimenta tabasco (quem não gostar, não precisa ou pode substituir por algum molho de pimenta caseiro ou orgânico)
Abóbora picada em pequenos pedaços – a quantidade é opcional, eu usei 1/2 xícara
2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha
1 colher (sopa) de alho bem picadinho
Azeite

Preparo
Em uma panela pequena, em fogo baixo, coloque o feijão azuki e a água. Deixe cozinhar até que o feijão fique bem macio – se necessário, coloque mais água (quente) para completar. Quando a água do feijão estiver mudando de cor (ou seja, ficando mais escurinha), coloque a abóbora picadinha.

Em outra panela, em fogo médio, aqueça o azeite (2 colheres de sopa são suficientes). Coloque a cebola e deixe dourar, por aproximadamente 2 minutos. Depois, adicione o alho e refogue por 1 minuto. Coloque o feijão cozido e misture bem, até que os sabores se encontrem.

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