É natural, mas tenha cautela • Abacate

Como vocês já devem saber, estamos escrevendo por aqui a série “É natural, mas tenha cautela” inspirada na matéria feita pela revista Marie Claire Americana. Hoje, falaremos sobre uma fruta conhecida por sua versatilidade na culinária, por seus benefícios à saúde, mas também por ser um alimento calórico: o abacate! 

Abacate

Uma fruta deliciosa, que possui uma textura cremosa, alto valor de nutrientes, vitaminas, minerais e potássio, combinam com vários tipos de alimentos e cai bem em qualquer refeição durante o dia. O abacate também é rico em gorduras saudáveis, sendo boa parte dela o ácido oléico, mesmo componente anti-inflamatório do azeite de oliva, responsável por grande parte dos benefícios da fruta, como sobre os genes ligados ao câncer, combate ao envelhecimento, redução do colesterol ruim e do risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso.

Segundo estudo da faculdade de medicina da Universidade Harvard, esse componente favorece o emagrecimento e a glutationa, substância presente naturalmente no organismo que controla o hormônio que dificulta a perda de peso. E esse é um dos segredos para secar a barriga! A gordura da fruta ainda aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Onde está o problema então? Nas calorias! 

Por ser rico em gordura, mesmo que saudável, o abacate tem muitas calorias (160 em 100 gramas). Por isso devemos comê-lo com cautela. Você deve sim incluí-lo em sua dieta com frequência, mas sem exagerar na porção. Coloque-o em receitas leves – uma fatia fina na salada por exemplo – ou coma sozinho em pequenas doses.

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Foto: Flickr – Scott Stull