Frutas • Cores e benefícios

As cores das frutas, das polpas ou cascas, podem indicar suas funções e benefícios para o nosso corpo. De acordo com estudos do curso de Nutrição da Universidade Cruzeiro do Sul, a ingestão de variedade de frutas permite ter acesso a diversos benefícios nutricionais, e eles divulgaram uma lista de cinco cores. “A cor dos alimentos é como uma bússola para direcionar os ingredientes com boas doses de proteínas, carboidratos, fibras, vitaminas e minerais”, explica a coordenadora do curso de Nutrição da instituição, Ligia Lopes. Outra vantagem que pode ser aproveitada é o poder de saciedade que uma dieta colorida pode oferecer, ajudando a controlar os excessos. “Variedade é a palavra chave, pois assim conseguimos uma maior oferta de nutrientes quando variamos ao máximo as cores e sabores”, finaliza Ligia.

 

1) Frutas brancas:  banana, atemoia, fruta do conde, melão • Contém flavonoides que ajudam a reduzir colesterol, diminuir a pressão arterial e combater os efeitos das infecções; Auxiliam na produção de energia, no funcionamento do sistema nervoso e inibem coágulos na circulação.

banana

2) Frutas vermelhas:  morango, amora, tomate, melancia, cereja • Os carotenóides atuam como pró-vitamina A e antioxidante. Benéfico para o coração, memória, previnem câncer, stress e fortalece os olhos e pele.  O licopeno presente no tomate ajuda a prevenção de câncer de próstata e mama.

frutas vermelhas

3) Frutas laranjas e amarelas: melão amarelo, mamão, manga, pêssego • Contém carotenóides e bioflavonóides, ricos em vitamina C e importantes antioxidantes. Benéficos para a saúde do coração, visão e sistema imunológico. Contribuem para melhorar a retenção hídrica, reduzir a pressão arterial e a circulação em geral.

laranja

4) Frutas verdes:  kiwi, maçã verde, uva verde • Contém beta-caroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio. Promovem o crescimento e ajudam na coagulação do sangue, evitam fadiga mental, auxiliam na produção de glóbulos vermelhos do sangue. Possuem ação cicatrizante e antibacteriana.

kiwi

5) Frutas roxas: figo, uva, jabuticaba, ameixa • Contém antocianina – um flavonóide que ajuda na prevenção de doenças cardíacas e hepáticas, retardam o envelhecimento e preservam a memória.

fruta roxa

Fotos: Divulgação