Frutas da Estação • Fevereiro

Quem já é acostumado a comprar orgânicos sabe bem que uma das características dos pequenos produtores é respeitar a sazonalidade dos alimentos. Mas, independente se você consome os alimentos de origem orgânica ou não, os vegetais de estação costumam ser mais saborosos, mais nutritivos e mais baratos. Por aqui, uma lista das principais frutas da estação, colhidas e disponíveis nos mercados em fevereiro!

• Abacate – do tipo Fuks e Geada – Nesse post uma receita mega fácil que usa abacate – Cardápios • Segunda sem carne – e não esqueça do fácil e saboroso prato de origem mexicana guacamole, um coringa!

• Ameixa Estrangeira – Veja outros benefícios da ameixa além de facilitar o trânsito intestinal no post – Frutas • Cores e benefícios

• Carambola – Linda e perfeita para decorar saladas, além de saborosa. A carambola é um dos ingredientes de um suco especial que você pode ver aqui – Sucos Detox • Marakuthai

• Figo – O figo parecia que tinha sido esquecido e voltou aos cardápios com força total. Saladas com figo são o máximo, por exemplo. Veja uma ideia no post – Cordel Eventos Especiais • Buffet Funcional

• Goiaba – favorita de muitas crianças, tem um suco delicioso como grande hit, e pode virar uma cobertura para vários doces fit se feita com o adoçante em pó, por exemplo.

• Laranja pêra – Laranja pêra bem mais doce, menos ácida e excelente para ser consumida in natura. Experimente deixá-la por alguns minutinhos no freezer – geladinha e cheia de fibras. Agrada bastante as crianças também.

• Limão Taiti – Limão é o rei e aparece por aqui em várias receitas – receitas e posts com limão

• Maçã gala – uma maçã por dia é a receita de muita gente para manter a boa saúde – veja aqui posts e receitas com maçã.

• Mamão Formosa – mamão é sucesso nos cafés da manhã e é um super parceiro do nosso intestino além de ajudar na digestão de proteínas – 3 ingredientes para auxiliar a digestão de proteínas

• Manga Palmer – Manga é quase um símbolo do verão – a fruta é rica em fibras e uma das melhores no quesito matar a fome! Veja a lista Frutas e Saciedade

• Melancia – Melancia é fresh, amiga da  hidratação e base de muitas receitas. Veja esta – A melancia como você nunca viu!

• Pêra Nacional – Assim como a maçã, é fácild e ser consumida e pode incrementar uma variedade enorme de receitas. Maravilhosa em saladas ou em pratos clássicos servidas gratinadas.

• Pêssego Estrangeiro – Muito popular, o pêssego é ótimo para sucos (naturais, por favor) e como ingrediente de doces – aqui uma de um tartelete de massa integral – Sobremesas para dezembro • Receitas fit para as festas

• Pinha – A fruta-pinha ou fruta do conde merece muita atenção é rica em fibras, vitaminas e minerais e pouquíssimas calorias.

• Pitaia – A pitaia ou fruta-dragão é daquelas exóticas, com uma combinação de cores única e em fibras e minerais. Merece mais pesquisas e receitas e não é tão fácil de achar nos mercados.

• Seriguela – É encontrada como base de sucos e doces e rica em em fibras e minerais. Também não é tão fácil de encontrar.

• Uva – tipos Rubi e Estrangeira – Na casca da uva temos o resveratrol, uma das grandes descobertas antioxidantes dos últimos tempos. Olha essa dieia simples da Patricia Helu – uvas congeladas.

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Via: ceagesp
Foto: Flickr - Ricardo Motti