Ghee • Manteiga Clarificada

Mais uma dica para quem está a procura de ideias para mudar a forma de cozinhar e consumir os alimentos. Já conhecia a Ghee, manteiga clarificada, encontrei essa da marca de produtos naturais e indianos Lótus e achei uma excelente redescoberta. É ideal para substituir o óleo, a manteiga tradicional e as margarinas. Entre suas principais qualidades estão: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração.

Ghee ou manteiga clarificada
O Ghee surgiu na Índia e é arte da cultura gastronômica deste país e de outros como o Paquistão, Nepal e Sri Lanka. Além do uso na culinária, nesses lugares sua utilização milenar está associada também aos rituais espirituais e religiosos.
Ghee é um nome comumente usado para descrever a manteiga clarificada como um todo, mas na verdade ela é um tipo de manteiga clarificada. A nossa manteiga de garrafa, muito utilizada na culinária do Norte e Nordeste é um outro tipo. O que as difere é a forma de preparo.
A manteiga clarificada é feita apenas com a manteiga de leite, “toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso.” Enquanto que o Ghee indiano tradicional tem, entre outros diferentes processos, a presença de iogurte indiano.

Propriedades
Baixo colesterol, calorias e sem lactose. Só aí já dá para se convencer de que seu uso culinário é super recomendado. É legal lembrar que é importante consumir lipídios e a manteiga clarificada pode ser uma boa forma. Os praticantes de Yoga utilizam muito a Ghee, pela relação com a energia e flexibilidade.

Para comprar
Nas prateleiras de alguns mercados e lojas de produtos naturais é bem fácil encontrar. Eu experimentei essa da da marca de produtos naturais e indianos Lótus. Eles possuem também um versão feita com manteiga orgânica.

ghee_lotus

Para fazer
Se você gosta de se aventurar no preparo, o processo é fácil e encontramos um vídeo bem interessante:

manteiga_clarificada

Com Informações de: http://ahau.org/
Fotos: Flickr: pinprick e anjuli_ayer