Hidratação da pele no Inverno

No inverno, sentimos que nossa pele precisa de um reforço de hidratação e uma atenção maior para evitar certos comportamentos que são inimigos de uma pele saudável como banhos muito quentes. As dicas abaixo foram dadas pela especialista Thais Gerbelli, Cientista da Johnson & Johnson Consumo do Brasil, e explicam bastante sobre a pele nessa época mais fria do ano e sobre a necessidade de mantermos os cuidados diearios com a hidratação.

Por que a pele resseca no inverno?
No inverno a pele é exposta a temperaturas mais frias, vento e umidade relativa do ar reduzida. Além disso, os banhos tendem a ser mais quentes e demorados, contribuindo para a remoção do manto hidrolipídico da superfície da pele. Para que se tenha uma ideia, um banho morno de 10 minutos é suficiente para prejudicar a hidratação da pele. Todos estes fatores juntos representam fatores “extras” de agressão à pele, que passa a ter mais dificuldade para reestabelecer à integridade da barreira cutânea. Por isso, a hidratação passa a ser fundamental para que a pele consiga voltar para o estado de equilíbrio.

Quais são os sintomas mais comuns de um ressecamento suave (aquele menos perceptível)?
A pele apresenta uma aparência opaca, sem brilho, com tendência a escamações.

Qual é o tipo de hidratação mais eficaz: a gerada pela alimentação (beber líquidos e alimentos ricos em água) ou a proporcionada por produtos de beleza?
O consumo de água por ingestão e bebidas e alimentos é essencial para o nosso organismo. A água é um elemento presente em diversas reações do organismo, colabora na eliminação de toxinas, na prevenção de doenças e contribui na manutenção das funções corporais. Por isso é extremamente importante o consumo de água para a saúde e bem-estar.
A hidratação da pele também é bastante relevante; a pele é o maior órgão do corpo e está exposta a diversos fatores que prejudicam a integridade da barreira cutânea fazendo com que a reposição da hidratação por produtos de beleza seja essencial diariamente. Sendo assim, todos os tipos de hidratação são fundamentais e extremamente relevantes para a saúde do corpo.

Como as loções hidratantes agem na pele? E os óleos?
As loções hidratantes são misturas complexas que favorecem o aumento de retenção de água na epiderme, pela combinação de mecanismos de agentes de umectação e agentes de oclusão.
Os agentes de umectação são substâncias de caráter hidrofílico (afinidade com água), com intensa propriedade de atrair e reter água nas camadas superficiais da pele.  Exemplos: Glicerina, uréia e derivados, NMFs (Natural Moisturizing Factors).
Já os agentes de oclusão são substâncias de caráter lipofílico (afinidade com óleo) capazes de formar um filme ou barreira hidrofóbica na superfície da pele evitando ou minimizando a perda de água transepidermal. Os óleos são excelente exemplo de agentes formadores de filme oferecendo diferentes graus de oclusividade.

Como utilizar óleos e loções da melhor forma para hidratar a pele?
A recomendação é criar uma rotina de cuidado e aplicar diariamente após o banho já que a alta temperatura da água e o uso de sabonetes favorecem a perda do manto hidrolipídico – hidratante natural produzido pelo organismo cuja função é prevenir o ressecamento da pele e protegê-la das agressões do dia a dia.  Além disso, deve-se reaplicar sempre que identificar que a pele esta seca, sem brilho, com tendência a escamar.

Qual é a orientação para manter a pele hidratada e saudável 24 horas por dia?
O ideal é evitar os fatores que contribuem para o aumento da perda de água na pele como, por exemplo: exposição ao sol, ambientes aquecidos ou ar condicionado, roupas justas, banhos quentes e prolongados. Além disso, a recomendação é aplicar hidratantes após o banho diariamente e sempre que sentir que a pele está seca e sem brilho.

Até que ponto a hidratação da pele interfere na saúde da mesma (ou seja, pele hidratada é pele saudável, e pele ressecada é uma pele doente)?
A pele desempenha funções vitais para o organismo; é um órgão protetor agindo como barreira contra agentes causadores de doenças. Além desta função, controla a temperatura corporal, previne a perda de água, promove o estoque e síntese de nutrientes e é um órgão que transmite sensações.
Uma pele ressecada é uma pele deficiente de elementos essenciais, com isso suas funções são prejudicadas.  Sendo assim, mantê-la hidratada é extremamente importante para manter suas funções vitais.

nike campanha karlie kloss

Veja mais:
Dicas para o inverno

Com informações da Johnson & Johnson
Foto: Nike