Óleo de Borragem

Nas prateleiras de farmácias e mercadinhos com produtos naturais, você já deve ter visto o chamado óleo de borragem. A borragem é uma erva de origem mediterrânea que com o passar dos anos ganhou o mundo. Ela é considerada uma planta medicinal, e fora algumas regiões da Espanha e Alemanha, onde é consumida como legume, sua semente é a parte mais usada.

Borragem – planta medicinal
Existem muitas possibilidades de usos e formas de consumo com registros muito antigos. Para vocês terem uma ideia, a borragem foi mencionada como tratamento em escritos do Império Romano. Na Idade Média era muito comum em toda a Europa e usada para muitas coisas, como tratamento de gota, bronquites, tosses, como diurético, atenuante de dores reumáticas, e para os sintomas de transtornos menstruais e do sangue como furúnculos. Hoje, ainda é usada para amenizar vários destes sintomas, sendo consumida em complemento à outros tratamentos, através do aproveitamento de suas folhas em infusões, compressas… No entanto, é bom saber que há pesquisas que apontam que sua ingestão pode ser nociva pois apresenta alcalóides tóxicos nas suas folhas. E como não há quantidades regulares de substâncias quando consumimos chás, por exemplo, seu uso não é muito recomendado por uma boa ala da medicina convencional.

borragem_1 borragem_2

O óleo de borragem hoje
Indicado como a forma mais segura de usufruir dos benefícios da planta, o óleo de borragem é principalmente rico em ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6. Como nós já sabemos – talvez esses tenham sido os elementos mais falados na última década,  eles são  antioxidantes que protegem as células dos radicais livres e portanto, são muy amigas, ajudando nosso corpo a retardar processos de envelhecimento.
Outras finalidades interessantes que são popularmente difundidas – diurético, anti inflamatório para irritações cutâneas e indicado para o alívio de sintomas pré-menstruais e da menopausa.

Gostamos sempre de salientar, que tudo que nós ingerimos com boas intenções, ou seja, para o benefício da nossa saúde, deve ser feito com critério máximo. Procure tirar suas dúvidas a respeito do consumo do óleo de borragem com um nutricionista ou médico que conheça sobre fitoterapia e medicina alternativa e sempre compre esse tipo de produto em lugares que você confie e de produtores, se possível, certificados de alguma forma.

borragem_oleo

Fotos: Flickr – Manuel M. V. / jacinta lluch valero / reprodução