Pólen de abelha desidratado

Na minha passagem pela feira de orgânicos e naturais, Natural Tech, comprei o pólen de abelha desidratado. Entre os benefícios específicos, em resumo o pólen apícola é procurado por aumentar a vitalidade do corpo no geral.

Os pequenos grãos são a semente masculina das flores e se fixam nas abelhas enquanto elas recolhem o néctar. Esses grãos servem como alimento para larvas até as abelhas em fase madura. É chamada de pão das abelhas. Ao grão de pólen é somado enzimas produzidas pelas abelhas e com isso esse pequenino alimento adquire esse status de altamente nutritivo.

Como não consumo whey protein ou encapsulados, recorrendo a uma alimentação mais saudável, adoro sempre experimentar essas coisitas gostosas e nutritivas. O pólen apícola desidratado é indicado para qualquer tipo de pessoa (com o acompanhamento do seu médico nutricionista), mas principalmente para idosos com perda muscular e praticantes de exercícios físicos.

Entre os principais benefícios estudados e divulgados na mídia temos:

• Alta concentração de aminoácidos essenciais – que o corpo utiliza na formação e regeneração muscular;
• Alta concentração de lipídeos – fonte de energia, e entre outros benefícios, são a grosso modo, uma gordura boa que auxilia no controle do colesterol;
• boost anti-oxidante – beta caroteno ou pró-vitamina A, vitamina C e vitamina E;
• vitaminas do complexo B – interferem em inúmeras funções do organismo e principalmente no metabolismo celular;

polen_apicola_dica_alimentacao polen_de_abelha_beneficios

Para consumir, vale usar a criatividade. A recomendação mais comum é ingerir 5 gramas por dia, o equivalente a uma colher de sopa rasa. Há quem indique o consumo no período da manhã, para potencializar a absorção e usar de forma inteligente o seu benefício energético. Atualmente é possível encontrar receitas muito diversas que incluem o pólen apícola, vale a pesquisa.

O produto é encontrado em farmácias convencionais e de produtos naturais, supermercados, e lojas especializadas em produtos apícolas. Para adquirir, é muito importante procurar na embalagem o registro do SIF, Serviço de Inspeção Federal, para garantir que está consumindo um produto que preenche alguns requisitos básicos de higiene e boa procedência. No caso do consumo do produto de origem orgânica e de pequenos produtores, busque referências de como é realizada a coleta e principalmente o armazenamento e embalagem.

polen_de_abelha_desidratado_saudavel

Imagens: Flickr -  Gustavo Durán / Karen Green / beepollenhub