Como eram fáceis os exercícios de academia nos anos 40

Publicado em 15 de abril de 2015 Categorias LifeStyle 0 Comentários

O mundo fitness evolui sem parar! E como falamos no post – 100 anos de fitness em 100 segundos, cada década é marcada por suas febres. Na década de 40, a novidade eram os aparelhos. Mas não pense que as pessoas pegavam peso ou faziam movimentos repetidos que exigiam esforço, a ideia era “amassar o corpo” nas máquinas de tonificação que visavam eliminar as protuberâncias e inchaços.

O filminho da produtora Pathé é datado de 1941, período entre guerras, e o narrador aproveita a relevância do tema para apresentar os exercícios como a Battle of the Bulges, algo como a batalha contra a barriguinha. O engraçado é que o narrador masculino se refere às garotas como nós – em uma tradução livre é algo como: “nós ajudamos a vencer a guerra, agora temos outra batalha nas nossas mãos… e pernas e tudo mais. A Batalha das gordurinhas.

Esse tipo de filme era produzido como amenidades para a população assistir nas sessões de cinema que exibiam notícias antes do começo do filme e era também exibido para os soldados da força aérea britânica que ainda estavam fora de casa – o que deve ter sido um tanto quanto ousado e animador para os rapazes.

Mas o mais bizarro e intrigante do vídeo – reparem que elas usam saltos! A prática de usar saltos enquanto se “exercitavam” parece que era comum nesse período, segundo um representante da Pathé que conversou sobre o vídeo com o jornal britânico Daily Mail. Ele também acrescentou que o filme é um grande clipe e registro, mas que é bem óbvio que as máquinas não faziam muito efeito, ou nenhum e que as meninas escolhidas para a filmagem, já tinham corpos bem torneados e nos padrões de perfeição da época. Mas ele ressalta que, por exemplo, a máquina chamada tombola é apontada como a antecessora da plataforma vibratória que existe hoje.

Play e veja que interessante e engraçadinho!

ginastica nos anos 40 1 ginastica nos anos 40 2 ginastica nos anos 40 3 ginastica nos anos 40 4 ginastica nos anos 40 5 ginastica nos anos 40 6

 

 

fotos: reprodução