CrossFit • Calçados específicos

O CrossFit é uma das modalidades de atividade física mais populares do momento. Uma de suas principais características é a mistura de diversos exercícios e a execução deles em circuito. Por envolver muitas técnicas e variar inúmeros estímulos, uma dúvida constante gira em torno do melhor calçado para a prática. Como resolver a equação que envolve tantas variáveis – um tênis que dê firmeza, mas garanta mobilidade do calcanhar, flexibilidade dos pés e proteção? Os modelos que surgiram são chamados de minimalistas – para deixar o pé protegido, mas não limitá-lo.

photo 2

No mercado internacional e brasileiro existem algumas opções conhecidas e popularmente escolhidas pelos praticantes do CrossFit, listamos algumas aqui e se você já usou ou conhece outras opções – comente!

• Reebok
O modelo que popularizou a marca entre os crossfitters foi o Nano 2.0, em seguida vieram os 3.0 e já chegou ao Brasil o modelo 4.0. Os modelos foram desenvolvidos pensando na versatilidade do CrossFit e possuem aspectos que auxiliam nos treinos de agilidade e força. Há também o modelo Lifter que agrada a quem pratica o levantamento de peso.

Na foto, os modelos 4.0:

nano4

www.facebook.com/reebokBr

• Inov-8
A marca inglesa é uma das favoritas de corredores e ganhou também seu lugar como uma opção dos crosfitters. Eles ainda não possuem representação oficial no Brasil e os modelos mais procurados para o CrossFit são os da família F-LITE.

f_lite f_lite 2

www.inov-8.com

• Nike Metcon
O lançamento mundial do modelo específico para o CrossFit da Nike está previsto para o começo de 2015, mas atletas e formadores de opinião já conheceram e estão testando o novo modelo. Segundo os reviews, parece que o modelo vai incomodar a hegemonia da Reebok e da Inov-8 neste segmento. A marca está apostando alto, tanto que está investindo também no apoio de um grupo seleto de atletas famosos de CrrosFit.

nike-metcon-tr-6 nike-metcon-tr-7
www.nike.com.br

• New Balance
A marca possui também alguns modelos dedicados ao cross trainning com destaque aos modelos Minimus.

minimus

www.newbalance.com.br

• Vibram Five Fingers
As sapatilhas chamadas de five fingers, por terem encaixe para os dedos, são capazes de deixar os pés absolutamente livres para fazer qualquer movimento e apenas protegem e dão mais segurança. Os adeptos de corridas naturais gostam, e alguns praticantes do CrossFit também. A dica para quem nunca usou é pegar leve no começo e deixar o pé, aos poucos, se acostumar.

five_fingers_1 five_fingers_2

www.vibramfivefingers.com

Imagens: reprodução