Fitness News • Katana Fitness • A nova moda em Tóquio

Tóquio é o exemplo perfeito de tradição e modernidade dividindo o mesmo espaço. E o novo modismo fitness que está em alta por lá é exatamente uma mistura de uma prática ancestral com o desejo atual de manutenção do peso e das medidas. Ukon Takafuji é coreógrafo e dançarino especializado em Katana e o criador do método que usa a famosa espada, seu programa se chama Katana Exercise. Ele percebeu que usar os movimentos vigorosos e amplos seriam uma ótima inspiração para criar um programa fitness que difundisse não apenas a prática como também a filosofia. A dança com a espada Katana sempre foi muito relacionada aos homens e agora, como parte de todas as mudanças dos nossos tempos, as salas do Ukon estão lotadas de mulheres atrás de novas experiências fitness e da possibilidade de começar a entender a arte da dança com espadas.

O programa
Segundo o site, cortando o ar com a Katana durante 75 minutos ao som de batidas levemente acelerados do ritmo musical chamado uptempo, é possível perder peso e tornear bastante os braços além de ser uma excelente forma de relaxamento mental e uma prática anti-stress. Outro aspecto interessante é poder aprender um pouco sobre a a espada Katana e sua participação na cultura japonesa como um exercício que usa uma forma tradicional de dança com espada.

Sentir-se um Samurai
As espadas usadas nas aulas são feitas de madeira e materiais sintéticos. Mantendo a postura correta durante a execução dos movimentos de corte com a espada se fortalecem braços, cintura e a parte inferior do corpo, além de melhorar o metabolismo basal. Existem mais de cem movimentos da dança tradicional com a espada, mas no método usado pelo Ukon Takafuji são executados apenas cinco. No vídeo, um pouco da aula:

Cena do filme Kill Bill com Uma Thurman:

Veja o site do programa onde os movimentos são exemplificados:

www.katana-diet.com/en/