Projeto Corra com a Guarda • Parque Ibirapuera

Tive a oportunidade de conhecer o brilhante trabalho que a Guarda Civil Metropolitana vem desenvolvendo no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.

O projeto se chama “Corra com a Guarda”, e foi implementado pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

Ele visa não apenas aproximar os laços entre a comunidade e a corporação, como também o de proporcionar mais segurança aos usuários do local e incentivar a prática de esportes na cidade de São Paulo.

A cada meia hora, um grupo da equipe de atletismo da GCM, composto por um professor de Educação Física e dois monitores, percorre um trajeto de três quilômetros dentro do Parque Ibirapuera.

Para todas as saídas há várias turmas divididas entre: aqueles que correm; aqueles que correm e andam; e aqueles que apenas andam. Isso é maravilhoso porque para os caminhantes (pessoas que apenas caminham) a corrida é praticamente um “bicho de sete cabeças” do qual eles querem mais é distância.

Com o incentivo dos instrutores da Guarda (eles correm lado a lado com os grupos e dão instruções de velocidade), observei que haviam muitas senhoras caminhantes que estavam dando seus primeiros passos na corrida.

Para quem nunca praticou atividade física, os instrutores indicam iniciar as atividades pela caminhada, para só então iniciar os trabalhos de 2′ pra 1′, ou seja, caminhando 2′ e correndo 1′. O terceiro passo, que vem junto com o condicionamento, é aprimorar para o grupo mais avançado que faz a volta dos 3 km no trote durante todo o percurso.

No vídeo, cenas e um pouco mais dessa história:

Para correr com a Guarda não é necessário inscrição prévia, basta procurar a tenda da GCM, localizada na Praça do Porquinho (próxima ao portão 6), entre 8h e 11h da manhã, nas segundas, quartas ou sextas-feiras. É chegar lá e sair correndo!!! Totalmente GRATUITO!!! O número de integrantes do grupo é ilimitado e eles estão de braços abertos para receber as pessoas com o maior carinho do mundo!!!!

Vale ressaltar que, no Parque do Ibirapuera, também é possível fazer avaliações físicas e médicas, no espaço do programa “Vida e Saúde nos Parques”, das Secretarias de Esportes, Lazer e Recreação, Saúde e Verde e Meio Ambiente. A equipe do programa conta com médicos, nutricionistas, enfermeiros e professores de Educação Física. Dessa forma, antes de iniciar o treinamento do “Corra com a Guarda”, a população pode e deve avaliar suas condições de saúde.

Temos que reconhecer e elogiar o belíssimo trabalho destas Secretarias e em especial o da Guarda Civil Metropolitana. Trabalho de incentivo ao esporte e de proximidade da comunidade.

projeto_corra_com_a_guarda guia_guarda

Corra com a Guarda
Treino com a Guarda Civil Metropolitana (GCM)
Dias: Segunda-feira / Quarta-feira / Sexta-feira
Horários: Entre 8h e 11h
Saídas: Parque do Ibirapuera – Tenda na Praça do porquinho – Portão 6