Auto-estima e Felicidade

Por Andrea Lopes

No artigo anterior falei sobre felicidade, que é um tema tão palpitante que podemos ficar horas conversando sobre isso. Hoje vou falar de felicidade e gratidão. Quero dividir com vocês uma da história de Mulla Nasrudin que viveu no século XIV, ele contou e escreveu histórias onde ele próprio era personagem. São histórias que atravessaram fronteiras desde sua época, enraizando-se em várias culturas. Elas compõem um imenso conjunto que integra a chamada Tradição Sufi, ou o Sufismo, seita religiosa de antiga tradição persa e que se espalha pelo mundo até hoje.

Nasrudin, encontrou um homem desconsolado sentado à beira de uma estrada de terra. Sensibilizado pela situação do estranho, perguntou-lhe os motivos de tanta aflição. A resposta foi “Não há nada na vida que me alegre. Tenho dinheiro suficiente para não precisar trabalhar e estou nesta viagem só para procurar algo mais interessante do que a vida que levo em casa. Até agora, eu nada encontrei”. Sem mais palavras, Nasrudin arrancou-lhe a mochila e fugiu estrada abaixo, correndo feito uma lebre. Como conhecia a região, foi capaz de tomar boa distância. Foi cortando caminho por vários atalhos, até que retornou à mesma estrada, muito à frente do homem que havia roubado. Colocou a mochila bem do lado da estrada e escondeu-se à espera do homem infeliz. Logo apareceu o viajante, mais infeliz do que nunca, porque perdera seus pertences. Assim que viu a mochila, correu para pegá-la, dando gritos de alegria. Nasrudim se aproximou e comentou: “Essa é uma maneira de se produzir felicidade”.

É muito importante termos desejos, metas e sonhos que batalhamos para alcançar mas é essencial valorizarmos o que já conquistamos.
Você dá o devido valor às coisas e às pessoas que fazem parte da sua vida? Por que somente “desejar”, sem saber “agradecer” tudo que está ao seu redor, pode gerar sentimento de frustração que o impedirá de ser feliz.
O segredo é valorizar o que você tem e lutar para conquistar os novos objetivos. E comemorar cada conquista, por menor que seja, melhora sua autoestima! Ser grato traz alegria!
As vezes nem paramos para celebrar as metas alcançadas e já colocamos outra no lugar daquela.
Quais são as coisas em sua vida pela qual você é grato?

girofitness site dicas de coaching de vida

Para mais informações sobre a autora:
www.andrealopescoach.com.br


Foto: Flickr – rachel