Como enfrentar o medo • Parte I

Por Andrea Lopes

Já se pegou com a respiração difícil, coração acelerado, mão úmidas, pernas tremendo, peito pulando, rosto vermelho, boca seca, mandíbula dura. Se sente desligado do que acontece a sua volta, se sente perdido, sem controle? Você pode estar com medo!

O que provoca medo?

Você fica ansioso quando terá que se apresentar a entrevistas ou reniões, perde o sono por causa de resultados de exames médicos, tem medo que sua parceira te deixe? Tudo isso é medo, por mais que você dê nomes diferentes como: apreensão, preocupação, ansiedade, angustia, no fundo é tudo a mesma coisa, medo .
Às vezes você nem está consciente, nem está percebendo medos e inseguranças, até se acostuma com eles , mas mesmo assim eles podem estar te impedindo de fazer uma série de coisas, como por exemplo ter relacionamento bacana com alguém ou conseguir um emprego legal .
Você fica ansioso quando tem uma entrevista de emprego, sente medo , e mente pra você mesmo dizendo que nem quer este emprego, diz que é longe demais, mas no fundo não vai a entrevista por medo de ser reprovado. Sua insegurança lhe diz que aquela empresa não vai te aceitar. Isso é medo, é uma “vozinha” dentro da sua cabeça dizendo que as coisa vão dar errado.
Isso não precisa continuar assim. Você pode romper esse padrão.
Na terapia você pode aprender a superar seus sintomas de medo. Sintomas pegam carona contigo por um tempo, mas a gente pode eliminar esses caronistas. Os sintomas podem ser inércia, insegurança, etc.

O que é medo

Medo são as vozes críticas que ficam te dizendo que você não consegue, você não é tão bom quanto aquela outra pessoa, você não é tão bonita como gostaria, isso tudo é a sua conversa interna negativa te influenciando, e você está acreditado nela.
O medo abrange todas as intensidades, desde uma insegurança leve até o terror total.
Dentro do grupo do medo estão: a insegurança , preocupação, ansiedade, fobias, ataques de pânico e TSTP, transtorno do estresse pós traumático. Tudo isso tem uma coisa em comum, sua mente dizendo que algo de muito ruim está para acontecer, e você não tem como enfrentar isso.
Eu estou aqui, em primeiro lugar pra te fazer pensar: Será que temos que aceitar esse medo todo?

Quero mostrar que o medo não precisa parar a sua vida.

lidar com o medo

Para mais informações sobre a autora:
www.andrealopescoach.com.br

foto: Flickr - Berta Vicente Salas