Como enfrentar o medo • Parte III

Por Andrea Lopes

O que  você ganha com o medo
Você pode estar se beneficiando com seu medo, no mínimo você se sente protegido (pois o medo existe para te proteger), mas  muitas pessoas usam toda sua energia preocupando-se com alguns de seus medos e não sobra energia para ver o mundo como realmente ele é. Talvez isso seja recompensador, talvez outras pessoas estejam lhe protegendo, e você não quer desperdiçar essa proteção. 
Mas ao final deste texto você vai ver que você pode olhar seu medo diretamente e dizer: Não, Não vou mais deixar você assumir o controle. Quem manda agora sou eu! 
Você já separou este tempo para ler este texto, parabéns. Deu o primeiro passo. Agora não se esqueça de continuar se dando parabéns a cada passo que avançar.

Definição de medo
É o sentimento de insegurança em relação a uma pessoa, uma situação ou um objeto. 
Medo é pessoal, o que assusta um pode ser indiferente pro outro. Existem pessoas que tem tanto medo de espaços abertos que não saem de casa, tem pessoas que sentem muita ansiedade de entrar no metrô, outros tem medo de tarefas como por exemplo, organizar uma festa, outros tem medo de baratas, avião, gatos, etc. 
Mas o problema nunca é o metrô, o gato, a festa a ser organizada, o problema não é o evento, a situação ou o objeto, o PROBLEMA É A MANEIRA PELA QUAL VOCÊ SENTE E PERCEBE CADA UMA DESTAS COISAS. 
Por exemplo, uma pessoa que precisa apresentar seu trabalho na reunião da empresa. O problema dela não é falar sobre seu trabalho. O problema, o que faz a pessoa entrar em pânico é O QUE ELA PENSA QUE PODE ACONTECER. O problema é ela pensar: “E se não gostarem de minha apresentação, e se meu projeto for reprovado , ou se meu chefe me demitir porque descobriu que eu sou um péssimo funcionário que nem sabe apresentar um trabalho. O que vão pensar de mim?” 
O primeiro passo na compreensão do medo é perceber que todos os medos surgem da preocupação a respeito do que poderá acontecer em conseqüência do evento, e não o evento em si.

O que causa medo
Já vimos que o objeto de seu medo não é a causa, então qual é a causa? Há três causas principais: 
- Imaginar reações negativas nas outras pessoas. 
- Imaginar prováveis danos físicos 
- E o mais interessante, o medo de atingir seu potencial.

Medo é  instinto de auto-preservação, temos medo de não sermos capazes de lidar com alguma coisa e acabar saindo ferido, como por exemplo, o medo de dirigir, muitas vezes o medo envolvido é o de bater o carro e sair machucado, ou morto. 
A maioria das pessoas se preocupam muito com o que pensam delas. Mesmo os que acreditam que não ligam a mínima para os outros acabam se sentindo muito mal quando se pegam pensando “O que vão falar se eu vestir isso? O que vão pensar se eu fizer aquilo? O que vão dizer se eu disser isso? 
Não é saudável que este medo te impeça de levar a vida como você gostaria de levar. 
Medo do sucessoO medo do sucesso implica tanto no medo da inveja do outro, e vá por mim, por mais que exista não é tanto quanto as pessoas acreditam. Mas o medo do sucesso também implica no medo da liberdade e independência. Ser bem sucedido significa mudar de status, ser mais livre, e acredite pra muitos a liberdade é uma coisa horrorosa, para eles é muito melhor continuar a ser dependente, pra muita gente é muito mais aconchegante ser dependente de outras pessoas. Pra muita gente é assustador amadurecer e enfrentar a vida por si mesmo. É como se dissessem: “É melhor nunca tentar, nunca saber o quanto eu posso ser grande e independente, do que ter sucesso e um dia cair e, fracassar novamente”. 
Todo medo vem de uma crença, da crença de que você não vai conseguir. Que você não vai ser capaz de lidar com a coisa. Por isso e importante você perceber QUE PARA SUPERAR O MEDO É ESSENCIAL QUE VOCÊ ENTENDA QUE TODO MEDO É BASEADO NUMA ILUSÃO (na ilusão da crença de sua incapacidade), e você pode aprender a enfrentá-la. 
Dê poderes a si mesmo, porque, como todas as pessoas, você é capaz de se libertar do medo.

Continue conectado, todo mês, um pouco mais sobre esse sentimento tão comum a todos nós!

Berta Vicente Salas

Como enfrentar o medo • Parte I
Como enfrentar o medo • Parte II

Para mais informações sobre a autora:
www.andrealopescoach.com.br

foto: Flickr - Berta Vicente Salas