Como escapar do fracasso em 5 passos (muito) simples

Por Mariana Viktor para SBCoaching

 

Pense em pessoas conhecidas que conseguiram alcançar seus pequenos e grandes objetivos. Vale qualquer empreitada: emagrecer, abrir uma empresa, trocar de profissão, mudar de país, superar alguma limitação emocional. Lembre-se de pelo menos três nomes. Lembrou?

Agora, vá anotando:

1 – Quais qualidades essas três pessoas têm em comum e que foram determinantes para que chegassem lá?

2 – Alguma vez você ouviu essas pessoas inspiradoras emitindo algum sinal de desistência, apesar do cansaço e de eventuais revezes ao longo do caminho? Se isso ocorreu, como conseguiram superar o mau momento?

3 – Lembre-se do que elas diziam quando alguém as desanimava, alegando que “não é fácil”, “o mercado está saturado”, “agora não é o momento” e coisas do gênero? Se você não tem essa informação, imagine o que cada uma delas responderia nessas circunstâncias.

4 – Caso você tenha testemunhado momentos realmente difíceis na jornada dessas pessoas, com grandes obstáculos ao longo do caminho, como cada uma dessas pessoas reagiu frente a esses desafios?

5 – Que emoções ou sentimentos as motivavam durante o trajeto?

 

Se você respondeu a essas cinco questões de forma bem completa terá em mãos um verdadeiro tesouro: o mapa do sucesso.

Embora as três pessoas que você modelou possam ser completamente diferentes e ter objetivos mais diferentes ainda, a vontade de dar certo foi o elo em comum que produziu toda a força pessoal e as atitudes (internas e externas) imprescindíveis para a vitória.

E se você analisar cada uma dessas pessoas mais detidamente, verá que o comportamento delas durante a trajetória foi bastante parecido.

Use este mapa para a sua jornada. E sempre que desanimar ou pensar em desistir, reveja esses exemplos preciosos que estão à sua volta.

girofitness dicas coaching
Mais textos e informações sobre o autor: www.sbcoaching.com.br