Corrida Intervalada ou contínua?

Quem nunca se deparou com a dúvida: o que é mais eficiente para perder gordura? Correr acima de 15 minutos continuamente ou alternado a velocidade? Caminhar, pedalar, nadar, correr estão entre as modalidades mais conhecidas e praticadas pela população em geral de forma duradoura e sem mudança de intensidade: é o treinamento aeróbico contínuo, na qual se mantém um tempo considerável de exercício em um mesmo ritmo.

Mas além do aeróbico, podemos realizar todos esses esportes em treinos intervalados, ou anaeróbicos. Esse tipo de treino consiste em mudanças periódicas na intensidade (aumentando-se a velocidade da corrida ou subindo ladeiras, por exemplo). É o treino de tiro, de pista, muito usado por corredores ou pessoas bem treinadas. Na maioria das vezes é exaustivo, mas necessário para treinar o corpo em velocidades maiores e, consequentemente, baixar os tempos em qualquer distância.

Quem não tem esse objetivo, em especial aqueles que querem “queimar gordura”, tendem a permanecer nos treinos contínuos, pois há vários estudos que comprovam sua eficácia na metabolização dos lipídios que ocorre em tempo prolongado de exercício (acima de 15 minutos), além de ser mais indicado para iniciantes. Treinos mais intensos também podem promover adaptações metabólicas de forma eficiente e ainda aumentar o metabolismo pós-exercício (você continua gastando calorias mesmo depois de terminada a corrida), o que também é importante para quem quer emagrecer. E gasta bem menos tempo para isso.

Independentemente se o seu objetivo for: baixar tempo, melhorar a saúde ou perder massa de gordura, os treinos intervalados também são importantes e eficientes, além de serem aliados de quem não tem muito tempo disponível. Lembre-se: o corpo precisa de tempo para se adaptar, não importa qual seja a sua escolha, mexa-se.

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Silvio Cabral, formado em Educação Física, com pós-graduação em condicionamento físico para grupos especiais e reabilitação cardíaca. Atua como personal trainer e desenvolve grandes trabalhos direcionados a estética e saúde, além de ser colunista da revista Dieta Já “coluna vem treinar”.
silviopersonal.com

Fotos: Flickr – lgh75 – jpo.ct – Jacson Querubin