Cuidados com a pele no Verão

Falta pouco para começar o verão, mas muita gente já está indo viajar de férias e é preciso se preparar e principalmente instruir as crianças sobre como evitar a exposição exagerada ao sol. Além do hidratante e do filtro solar, as dermatologistas Thaís e Tatiana Jerez selecionaram algumas dicas indispensáveis para aproveitar com saúde o calor do verão. Aproveitamos para lembrar que a maior parte das dicas vale para o ano inteiro!

Cuidados com a pele no Verão:

Banho quente, nem pensar
Banhos quentes, demorados, com bucha e muito sabonete ressecam a pele. A temperatura da água deve ser morna ou fria. Aposte, também, nos sabonetes neutros, com glicerina e ativos umectantes na composição.

Evite lavar o rosto toda hora
O excesso de lavagens não só agride a pele, como também traz oleosidade de rebote.

Remova o sal ou o cloro do corpo
Após o mergulho, não esqueça a ducha de água doce para evitar que essas substâncias irritantes sequem sobre a pele. É importante, ainda, enxaguar os cabelos. O cloro e o sal são responsáveis por abrir as cutículas dos fios, deixando-os ainda mais sensíveis e danificados.

Água termal
Outra grande amiga dos cuidados pós-sol. Além de refrescar e acalmar a pele, contém ativos que contribuem para recuperação após a exposição solar. Pode ser usada, também, para evitar o ressecamento em viagens longas de avião ou quando for permanecer muito tempo em um ambiente com ar condicionado. Uma boa dica nos dias de calor é deixar o frasco na geladeira para o efeito ser ainda mais agradável.

Moda praia
Abuse do estilo! Use chapéus com abas, bonés, viseiras e óculos escuros. O couro cabeludo e os olhos são também áreas que precisam estar protegidas.

Outros vilões
Bronzeadores e fórmulas caseiras para acelerar o escurecimento da pele devem passar longe dos planos para o verão. O resultado final, na maioria das vezes, pode levar a sérias queimaduras.