Desenvolva a assertividade e melhore a sua autoestima

Por Andrea Lopes

Assertividade, uma das habilidades comportamentais mais comentadas atualmente, ser assertivo é afirmar o seu eu, é afirmar sua autoestima.Segundo o dicionário, assertivo é “aquele que declara algo, positivo ou negativo, afirmação que é feita com muita segurança, em cujo teor acredita profundamente”. Assertividade vem de “asserto” que significa afirmação categórica.

A pessoa assertiva não é aquela que acerta o tempo todo, é aquela que sabe se firmar. É saber dizer “sim” quando quer dizer “sim” e, principalmente dizer “não”, quando quer dizer “não”.

Quem é assertivo é aquela pessoa que quando é confrontada, consegue se posicionar e se expressar com toda tranquilidade e elegância. É aquele que sabe negociar. É transparente pra falar e sabe ouvir. Sabe ouvir críticas sem partir para o ataque pessoal. Tem a postura segura e comedida. Trata as pessoas com respeito. Aceita acordos. Vai direto ao ponto sem ser áspero.

Claro que as pessoas não tem só um tipo de comportamento. Muitas vezes você foi agressivo no trânsito, mas acabou sendo passivo em casa, o mais importante é saber que podemos desenvolver assertividade. Quanto mais assertivo você for, melhor vai lidar com os confrontos, terá menos estresse, mais confiança em si mesmo, terá mais “jogo de cintura”, melhorará sua credibilidade, saberá lidar com as tentativas de manipulação, e tudo isso melhorará sua autoestima!

Uma dica importante para desenvolver a assertividade é mudar o diálogo interno, monitorar os pensamentos. Já pontuei, no artigo anterior, sobre a importância de se observar, e prestar atenção nos nossos pensamentos. Partindo de um pensamento que nos fortaleça conquistamos o estado emocional desejável para conseguir o que queremos, e assim nos comportamos da forma adequada para atingir o nosso objetivo.

Quantas vezes você engoliu sapos porque não disse o que deveria ter dito? Quantas vezes você fez coisas que te prejudicaram porque não conseguiu dizer “não”? Saber se posicionar e dizer o que quer de forma tranquila e objetiva, é ser assertivo, é uma arte.
Um dos passos mais importantes dentro do processo de aprender a ser mais assertivo é a empatia, ou seja, aceitar o outro. Você só vai conseguir ser assertivo se aceitar a assertividade do outro.

Tão importante quanto dizer não é saber ouvir não.
A comunicação assertiva é transparente, honesta, objetiva e de tem mão dupla.

assertividade texto sobre coaching

Para mais informações sobre a autora:
www.andrealopescoach.com.br