Dia Mundial da Felicidade: cinco dicas para ser mais feliz

A ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o Dia Internacional da Felicidade no dia 20 de Março com o objetivo de promover a paz, a justiça, os direitos humanos, o progresso social e a melhoria dos padrões de vida. Nada mais oportuno do que usar este dia para fazer uma reflexão do que é realmente necessário para ser feliz. De acordo com Sociedade Brasileira de Coaching, mais do que uma sensação passageira e efêmera, a felicidade é um estado durável de plenitude que torna as pessoas muito mais positivas e aptas a expressarem melhor a sua criatividade e generosidade.

A boa notícia é que é possível desenvolver comportamentos que, somados, ajudam a construir forças que impulsionam o ser humano ao seu patamar mais alto de realização pessoal. O psicólogo americano Martin Seligman criou a psicologia positiva, que foca exatamente em tudo aquilo que torna as pessoas saudáveis, felizes e produtivas. Seu conceito engloba, por exemplo, como sair de uma situação em que a pessoa se veja incapaz de se sentir plena e feliz. Para Seligman, o caminho é trabalhar as suas emoções positivas para elevar os campos do prazer, gratidão, força, virtude, significado e propósito.

A vice-presidente da Sociedade Brasileira de Coaching e especialista em psicologia positiva, Flora Victoria, explica que algumas estratégias dão resultados imediatos, como a aplicação do conceito de “flourishing”. Palavra inglesa que remete a ‘florescimento’, o flourishing refere-se ao funcionamento positivo do ser humano, o que potencializa o seu bem-estar e felicidade. Ao participar de um processo de coaching com foco no desenvolvimento de emoções positivas, a pessoa pode encontrar o caminho para uma vida com mais prazer, engajamento e significado. De acordo com a especialista Flora Victoria, algumas ações podem ser colocadas em prática de forma imediata para elevar o seu estado de felicidade:

  • Gratidão: relacione coisas positivas que aconteceram com você nos últimos dias ou meses. É uma ótima forma de desenvolver o hábito de se sentir grato por todas as suas conquistas, bem como selar cada realização.

  • Apreciação: reserve tempo para focar no presente e saborear algo prazeroso do seu dia a dia, o que elevará o seu bem-estar de forma objetiva.
  • Otimismo: encare desafios com otimismo, focando na vitória e, principalmente, na superação dos obstáculos inerentes à vida. Com essa forma de agir você reduzirá a negatividade dos seus pensamentos.

  • Relacionamentos: pense em algo positivo, extremamente importante, que alguém fez para você, procure essa pessoa e agradeça-lhe. No primeiro tópico, a gratidão é voltada para si mesmo, nesse tópico a força de gratidão é desenvolvida para a sua relação com o próximo.

  • Renovação: faça uma lista focando o lado positivo dos seus desafios ou o que você aprendeu com situações críticas, isso ajuda a realizar uma verdadeira faxina mental libertando-se dos ressentimentos, frustações e emoções negativas vividas. Em um segundo momento, relacione todos os sentimentos positivos, realizações e novas oportunidades, renovando o padrão psicológico e fortalecendo as suas perspectivas.

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Foto: Flickr – Zach Stern