Exercícios físicos e gravidez • Os mais recomendados

Assunto em alta, vamos começar a pensar um pouco mais sobre a prática de atividades físicas durante a gravidez. Se movimentar e sair da inércia é sem dúvida uma escolha saudável para as mulheres em qualquer circunstância, desde que não possuam nenhum tipo de restrição médica. Exercícios físicos e gravidez podem tornar o período mais agradável e deixar tanto mãe quanto bebê mais saudáveis além de ser uma das formas de se preparar para o parto, por exemplo.

Lucas Rebelo, ginecologista do Hospital e Maternidade Santa Brígida, de Curitiba (PR) afirma que “as novas mamães não precisam ter medo de realizar exercícios. A gravidez não é uma doença, é apenas um período da vida da mulher em que ocorrem transformações momentâneas. Da mesma maneira que nós devemos cuidar da nossa alimentação e praticar exercícios físicos, as gestantes também devem fazer”.

Segundo o médico, a prática é muito positiva para o pré e pós-parto. “A mãe se sentirá melhor, poderá melhorar a postura, a respiração e a circulação sanguínea, além de fortalecer a musculatura pélvica, o que certamente ajuda na hora do parto. Os exercícios também ajudam na perda de peso pós-parto, embora a amamentação seja muito boa nesse quesito,” afirma Rebelo.

Dentre os exercícios mais recomendados por ele para este período, estão:

• hidroginástica
Pouco impacto nas articulações e um excelente trabalho de respiração.

• pilates
Alongamento e postura são os destaques.

• alongamento
Manter a tonicidade dos músculos. o alongamento e a postura sõa fundamentais – o alongamento como prática deve ser incorporado ao dia a dia.

Lembrando que mesmo uma caminhada deve sempre ter o acompanhamento e  aval do médico que acompanha a gravidez.

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