Exercícios físicos – um aliado contra as varizes

Olá pessoal, hoje falaremos das varizes! Certamente vocês conhecem ou já ouviram falar do assunto, né!? Então vou explicar como funciona: as varizes (veias varicosas) são veias inchadas, torcidas e, às vezes, doloridas, que foram preenchidas com um acúmulo irregular de sangue. As válvulas mantêm o sangue se movimentando em direção ao coração. Nas veias varicosas, as válvulas não funcionam adequadamente, fazendo com que o sangue fique retido na veia. O acúmulo de sangue na veia causa um alargamento, esse processo geralmente acontece nas veias das pernas, mas também pode ocorrer em qualquer outra parte do corpo. As varizes são comuns e afetam, na maior parte das vezes, as mulheres.

A melhor prevenção é fazer exercícios, e manter o seu peso ideal.

Uma grande dúvida é se a atividade física como a musculação pode piorar ou até mesmo causar as varizes. NÃOOOOO, o exercício ou a musculação tem a função de aumentar e melhorar a oxigenação nos músculos e veias, melhorando assim a circulação sanguínea. É importante lembrar que o fator hereditário é uma das principais causas do surgimento deste problema.

Sendo assim, os exercícios podem ajudar e muito neste retorno do sangue, evitando e atenuando o problema. Caminhar, pedalar, correr, fazer musculação, nadar, entre outros exercícios, podem trazer grandes benefícios para quem tem ou quer evitar o surgimento das varizes.

Seguem dois exercícios para combater ou aliviar as varizes que você pode fazer diariamente:

40 minutos de caminhada:
40 minutos de caminhada

Panturrilha na escada – 30 repetições – 3 séries:

panturrilha exercicio

Silvio Cabral, formado em Educação Física, com pós-graduação em condicionamento físico para grupos especiais e reabilitação cardíaca. Atua como personal trainer e desenvolve grandes trabalhos direcionados a estética e saúde, além de ser colunista da revista Dieta Já “coluna vem treinar”.
silviopersonal.com

Fotos: Flickr – Ed Yourdon- Gabriele Ferreri