Leitura • Yoga • Os Yoga Sutras de Patanjali

Quem começa na prática de Yoga, muitas vezes sente vontade de seguir além da parte estritamente física e decide entender mais a filosofia do Yoga como um todo. A dica de livro dessa semana é especial para quem está nesse caminho. Obra de Patanjali, traduzido pelo professor Carlos Eduardo Barbosa, o livro Os Yoga Sutras de Patanjali, é um importante manual ao estudo e a prática do Yoga.

O trabalho de Carlos Eduardo Barbosa, tradutor do livro Os Yogas Sutras de Patanjali, publicado pela editora Mantra, do grupo Edipro, é único, no sentido em reunir conhecimento completo de sânscrito e filosofia do Yoga com uma profunda consciência do poder dos Yogas Sutras como guia para transformação espiritual. Prática em evidência, essa rara combinação de entendimento teórico e prático proposto pela obra serve como manual essencial para milhares dos praticantes, que precisarão de um suporte confiável, além dos exercícios físicos.
Neste livro, vários termos sânscritos são explicados e comentados no texto bilíngue (português-sânscrito), permitindo um entendimento mais amplo, tanto da linguagem sânscrita quanto das ideias filosóficas comunicadas. Muitas traduções do Yoga Sutras têm foco nos vários pontos da filosofia do Yoga, que necessariamente envolvem um entendimento em profundidade da língua e da gramática sânscritas. Uma abordagem bastante diferente é capturar a essência da jornada de transformação espiritual para além das discussões de filosofia e psicologia desta prática. O livro não é uma tradução que segue a interpretação de alguma escola, ou mestre em particular. O professor Carlos Eduardo Barbosa traz à vida e a esta versão a essência do despertar espiritual, que é o coração do Yoga.

Sobre o autor:
Considerado o sistematizador do Yoga, estima-se que Patanjali viveu entre os anos 200 a.C. e 400 d.C. Muitas lendas se formaram em torno de seu nome, inclusive a de que foi uma encarnação do deus serpente Ananta. Seus ensinamentos se mostram tão atuais quanto à época em que foram escritos e, por essa razão, continuam sendo transmitidos de geração em geração.

Sobre o tradutor:
Carlos Eduardo Gonzales Barbosa, além de lecionar a língua sânscrita desde 1982, com formação pela Universidade de São Paulo, é um estudioso da cultura indiana e mestre yogui. Barbosa é autor de A Meditação dos Yoguis (2011), coautor de O Livro de Ouro do Yoga (2007) e editor do site yogaforum.org.

Neste livro, os Sutras são apresentados na forma mais pura, com o original em sânscrito e a respectiva tradução feita por Barbosa, considerado um respeitável e experiente mestre. Ricas em conhecimento e sabedoria, as mensagens presentes guiam a mente e a consciência em direção à felicidade, à paz e à lucidez. O objetivo é dar ao leitor uma noção precisa do que é o Yoga e de que maneira deve praticá-lo. Além de esclarecer o modo de lidar com certo mecanismo subjetivo da mente que pode ajudar o homem a viver cada vez melhor.

Os Yoga Sutras de Patanjali
Editora: Mantra
Autor: Patanjali
Tradutor: Carlos Eduardo Gonzales Barbosa
Páginas: 160