NY • Minimamente processado • Spring Street Natural

Talvez seja um dos endereços na Big Apple mais famosos e tradicionais quando falamos de cardápios saudáveis. Opções para dietas restritivas e delícias de fabricação própria com ingredientes frescos e de origem – o Spring Street Natural é um percursor deste segmento.

Pioneirismo
O Spring Street Natural foi inaugurado em 1973 no Soho e depois de apenas uma mudanca de ponto, fixou-se em seu endereço de esquina sendo importante local business do SoHo e NoLIta. Imagine um restaurante frequentado por quem vivia a cultura alternativa, o movimento hippie e todo esse momento de valorização da alimentação saudável?! Esse foi o background dos primeiros anos, com uma proposta muito diferente para a época – quando a população mundial e principalmente nova-iorquina vivia a empolgação do alimento industrializado e dos fast foods, e muito antes de qualquer modismo e novos movimentos como os posteriores, macrobióticos e veganismo.

Cardápio
Minimamente processado. Desde o princípio apostam na fórmula – ingredientes orgânicos sempre que possível, e muitos produtos fabricados na própria casa, como pães, massas, embutidos de frango, ketchup, maionese…
No site do restaurante eles afirmam que todas as aves são criadas livres e sem hormônios e que sempre que possível buscam os produtores certificados, pequenos e especializados em cultivos orgânicos.
No cardápio, escolhas para todo mundo – veganos, vegetarianos além de opções para quem come proteína animal, que incluem peixes e frutos do mar além do tal frango orgânico.

Pontos fortes
O ponto forte e destacado por muitas resenhas e matérias são as saladas, estrelas do cardápio, com fãs que se acumulam ao passar dos 40 anos de existência do restaurante. Mas fazem sucesso também as fritas e os sanduíches, não são lights, mas feitos com os melhores e mais frescos ingredientes possíveis.
Para quem come peixes, atum e salmão com um sabor e qualidade que raramente temos aqui.
As mesas próximas às grandes janelas são as mais procuradas, dali você fica na arte de observar os caminhantes que passam pela Spring com a Lafayette.
O restaurante fica aberto o dia inteiro – então o cardápio de almoço é servido até 16h30, mas o de jantar começa nesse exato momento. Ou seja, em viagens, quando a rotina não é rígida, é possível comer bem mesmo que fora do horário.

spring_natural spring_street_natural_1 spring_street_natural_2 spring_street_natural_3

O Spring Street Natural fica na 62, Spring Street, New York
telefone: 212.966.0290 • www.springstreetnatural.com • www.springstreetnatural.com/reservation

Fotos: Flickr- Robyn Lee – Sean Ng – Dennis Miyashiro