NYC • Comfort Food • Cómodo

Mais uma dica de restaurante para conhecer em Nova York. O Cómodo Restaurant tem uma história maravilhosa e seus donos estão sempre por lá, oferecendo um atendimento personalizado e muito diferente da maioria dos restaurantes atualmente. O espaço é pequeno e super aconchegante e os pratos servidos são classificados como comfort food com influência latino americana. Na minha visita, não resisti e pedi um prato familiar à nossa cultura gastronômica, picanha com farofa! Mas no cardápio há opções sem proteína animal e possibilidades equilibradas e mais leves.

Um restaurante que é a cara da nossa época
A história do Cómodo é absolutamente atual. Os donos, o casal Felipe Donnelly e Tamy Rofe realizavam no seu apartamento em TriBeCa pequenos jantares para amigos, familiares e posteriormente estranhos que os acompanhavam pelo blog e redes sociais, onde relatavam os menus e experiências. O sucesso foi tanto que jantar no apartamento dos dois se tornou um programa cool de Nova York e isso despertou a atenção não apenas dos amantes da boa comida, mas também do departamento de saúde de Nova York que os enviou um aviso.
Diante da impossibilidade de continuar com o projeto sem serem multados, eles decidiram arrecadar fundos no sistema de crowdfunding – onde pessoas de qualquer lugar podem doar dinheiro e dependendo da cota recebem contrapartidas, além do prazer de ajudar os novos empreendedores. No Kickstarter, site que faz esse tipo de arrecadação, eles conseguiram o dinheiro necessário para a abertura do restaurante em uma semana. E assim, em 2012,  nasceu o Cómodo, que significa confortável em espanhol, língua mãe do Felipe, colombiano radicado nos Estados Undos que já morou na Espanha, Brasil e México (daí as influências latinas).
O vídeo que conta esta história inspiradora:

comodo_owners

comodo_restaurant_tabble

Menu
O restaurante fica no Soho e é famoso por preservar a aura caseira que fizeram do casal um sucesso na internet. Eles estão sempre entre a cozinha e o salão (agora dividem o tempo entre o outro restaurante que abriram no Brooklin – Colonia Verde – mais uma dica!) e todas as resenhas indicam a melhor qualidade de lá – comida com sabor de feito em casa.
Para quem está viajando há muitos dias, é um lugar perfeito para comer algo familiar, como a picanha com farofa que escolhi ou, por exemplo um pão de queijo de entradinha, e tem até bolo de chocolate com brigadeiro na sobremesa.
As influências latinas aparecem em todos os pratos do cardápio, que é bem pequeno, mas assertivo. Na lista de ingredientes, claro, pimentas, chipotle, quinoa, coentro…
Para drinks, vinhos, cervejas, michelada, sangria, sakerinha… O menu do Brunch tem cardápio especial e drinks como o Mary en Fuego, feita com o Soju, uma bebida sul-coreana usada para essa versão do Bloody Mary, clássico drink para quem deseja “curar uma ressaca”.

comodo_restaurant_ceviche comodo_restaurant_quinoa

O Cómodo fica na 58 Macdougal St., New York, NY – perto da  Houston St.
Reservas: comodonyc.com/reservations/
646-580-3866 • comodonyc.com