Procurando um sorriso perfeito? Ou esta é apenas uma frase clichê para você?

Tudo começa com uma boa higiene bucal associada ao uso correto do fio dental, uma escovação adequada, com ou sem pasta de dente e para finalizar, um enxaguante bucal sem álcool. Mas tudo isso garante 100% sua saúde bucal? NÃO, se você não estiver em dia com o seu cirurgião-dentista. Sou a Dra Bárbara Bressani Cirurgiã-Dentista Bucomaxilofacial, e estarei aqui presente para dar dicas preciosas para vocês.

Possibilidades de clareamento
A maioria das pessoas me pergunta como ter um sorriso bem branco, como o das artistas da TV. Bem… Para tal objetivo devemos passar por algumas etapas. Você quer um clareamento dental ou um “branqueamento” de seus dentes? Pois com o clareamento, conseguimos atingir a cor mais clara possível dentro da classificação de cor que você já possui nos seus dentes e temos duas opções para executá-lo, o clareamento caseiro com o auxílio de uma moldeira de silicone, ou o clareamento feito no consultório com o auxílio do laser.

Sensibilidade
Algumas pessoas relatam sensibilidade após algumas sessões ou ainda durante o clareamento, com maior frequência no clareamento feito em consultório, pois é feito com um gel mais concentrado e potencializado com o laser, apesar de alguns pacientes também relatarem sensibilidade no clareamento caseiro, isso varia muito de indivíduo para indivíduo, mas sempre temos uma solução para todos os tipos de dor. Por isso, todo procedimento deve ser acompanhado por um profissional, sempre, pois ele saberá como proceder caso a sensibilidade persista aplicando soluções específicas para sanar a dor ou mesmo com medicamentos auxiliares em casos mais extremos.

Possibilidades de branqueamento
Já o “branqueamento”, aquele dos dentes bem brancos das artistas de novela, são facetas ou “capinhas” moldadas e cimentadas em cima dos dentes, após serem feitos alguns desgastes preparatórios dos dentes para sua fixação. Para este tratamento alguns pacientes relatam também sensibilidade durante o processo de instalação das facetas, porem após serem fixadas, o maior cuidado será com a mastigação e objetos levados a boca. Estas facetas são em sua maioria mais indicadas para pacientes que possuem tratamento de canal, com coroas escurecidas e mesmo após passarem por sessões de clareamento interno não foi solucionado o problema estético.

Afinal tudo depende do seu objetivo. Se você quer um dente naturalmente claro ou artificialmente branco. Aguardem no próximo post mais dicas para um sorriso perfeito!

kate-upton-bobbi-brown-beauty-ftr

Dra. Bárbara Bressani é cirurgiã-dentista.

foto: Kate Upton para Bobby Brown