Saúde do homem • Antes de começar a treinar

A saúde do homem passa atualmente por uma revolução em termos de atendimento. Depois de exploradas e desenvolvidas as necessidades clínicas específicas das mulheres, hoje vemos que a atenção às especificidades do atendimento aos homens têm atraído investimentos e ganhado projetos novos.

Um deles, recém inaugurado em São Paulo é a clínica Vivere Sanus, cujo termo significa vida saudável. O projeto foi desenvolvido pelo Dr. José Bento e surgiu da conversa entre dois ginecologistas e um cirurgião plástico, quando o assunto era a reclamação dos homens quanto à falta de um especialista que pudesse avaliar sua saúde de forma global, atendendo suas necessidades e não limitado apenas às rotinas cardiológicas e urológicas.

Conversamos com a Dra. Giselle Barros, uma das especialistas da clínica, sobre a saúde dos homens e as necessidades de acompanhamento médico para começar a praticar esportes e atividades físicas como correr ou se matricular em uma academia!

 saude_do_homem_sao_paulo academia_exames_pre

Girofitness • Quais os riscos da prática de exercícios aeróbicos como a corrida ou exercícios de musculação para homens sem uma avaliação médica prévia?

Dra. Giselle Barros: O risco vai variar de acordo com a idade, peso e com o tipo de atividade que ele pretende praticar. Poderá ocorrer episódios de hipoglicemia (como tonteiras, por exemplo) em casos de uma alimentação inadequada antes do treino. Em casos de sobrepeso e obesidade, as atividades como corrida podem causar graves lesões articulares.
Em casos em que exista um desequilíbrio metabólico e hormonal, a atividade física pode não surtir o efeito esperado, seja ela aeróbica ou não. Em casos de alterações metabólicas onde ocorre um redução significativa nas taxas de testosterona, o principal hormônio masculino, pode-se perceber uma significativa perda da força física além de uma enorme dificuldade no ganho de massa magra. Esse exemplo já mostra que para que a musculação tenha o resultado esperado, os hormônios precisam estar em completo equilíbrio. Alterações  na tireóide e em outras glândulas endócrinas também interferem diretamente na resposta que o corpo vai ter sobre cada tipo de atividade. Além disso, é preciso estar em dia com a rotina de avaliação cardiológica para o devido controle da freqüência cardíaca máxima e da pressão arterial.

Girofitness • Homens de todas as idades devem ter esse tipo de cuidado antes de se engajar em alguma atividade física?

Dra. Giselle Barros • Apesar de não existir uma idade específica em função das particularidades individuais, de um modo geral, à partir dos 25 / 30 anos o metabolismo já começa a mudar e os ajustes metabólicos precisam ser feitos para que a qualidade de vida seja preservada. O que se nota nos tempos modernos é que essas alterações estão acontecendo cada vez mais cedo em função, na maioria das vezes, do estresse.

Girofitness • Quais especialidades são indicadas para o homem que quer fazer uma avaliação completa? Qual o médico que ele deve procurar em um primeiro momento para encaminhá-lo para outras especialidades e indicar os primeiros exames?

Dra. Giselle Barros • O ideal é que a homem procure um médico especialista em Nutrologia e endocrinologia. O profissional com essa ampla visão já irá fazer uma completa avaliação em prol do seu perfeito equilíbrio hormonal e metabólico. O ideal é que exista uma equipe multidisciplinar pronta para atender este homem que busca melhorar a sua qualidade de vida. Uma abordagem multidisciplinar e totalmente personalizada é sem dúvida a melhor maneira de manter-se mais saudável!

Girofitness • Existem novidades nesse campo? Novos testes e exames que podem ser realizados?

Dra. Giselle Barros • Sim!! A medicina está em constante evolução e a Biotecnologia não para de crescer, mas é importante que se tenha em mente que o “básico” não pode ser esquecido e nem substituído. Uma completa avaliação clínica, física e laboratorial com a adequada investigação metabólica já é o suficiente para que o médico tenha as ferramentas necessárias para uma abordagem segura e eficaz. Vale lembrar que os exames de imagem são grandes aliados dentro deste contexto.

Vivere Sanus

A Clínica Vivere Sanus fica na Av Brasil, 564 – Jardim América
viveresanus.com.br

Fotos: Flickr – Giuseppe Milo / Patricia Foster