Suplementação • BCAA

Recebo semanalmente os destaques da Suplefemme, parceira do Girofitness, com as novidades do e-commerce especializado em vitaminas e suplementação com foco no público feminino. E na semana passada eles enviaram um material sobre o BCAA. Quem treina ou pratica esportes de forma profissional ou com bastante engajamento certamente já ouviu falar dessa sigla. O chamado BCAA “Branch Chain Amino Acids” significa “aminoácidos de cadeia ramificada” que são três aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo nosso organismo: L-Leucina, L-Isoleucina e L-Valina. Os aminoácidos são importantes para que nosso organismo forme as proteínas necessárias para, entre várias outras funções vitais, desenvolver ou recuperar os nossos músculos. Nosso corpo produz alguma parte desses aminoácidos essenciais, sendo que os outros serão obtidos através da alimentação e da suplementação.


Foco na recuperação e crescimento muscular
Indicado para quem busca hipertrofia muscular, o BCAA pode ser um grande aliado na recuperação, crescimento muscular e como fonte de energia. Segundo a explicação e definição da Suplefemme sobre o BCAA, “eles não são produzidos pelo organismo, e ao serem metabolizados no músculo, aumentam a retenção de nitrogênio, auxiliando na recuperação e reconstrução muscular. Além disso, diminuem o efeito catabólico – ou seja, a utilização de massa muscular para produção de energia.”

Saiba mais

O assunto rende enormes trabalhos de pesquisa científica e se você é como eu, uma entusiasta e curiosa sobre as possibilidades e os avanços da área de nutrição, deve procurar um médico ou nutricionista para te explicar sobre a suplementação e no caso do BCAA, sobre como se dá seu efeito. Nunca se empolgue com as possibilidades da suplementação em relação ao seu desempenho e recuperação sem antes consultar um profissional que irá avaliar a real necessidade de consumo e os suplementos mais adequados para seu estilo de vida e tipo de atividade física.

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Encontrei uma ótima indicação de referências bibliográficas no site Dicas de Treino que achei legal compartilhar com vocês, especial para os interessados em estudar e saber mais sobre suplementação:

Referências Bibliográficas:
Blomstrand, E.; Andersson, S.; Hassmen, P. A.; Ekblom, B.;  Newsholme, E. A. Effect of branched-chain amino acid and carbohydrate supplementation on the exercise-induced change in plasma and muscle concentration of amino acids in human subjects. Acta Physiologica Scandinavica.
Rogero, M. M.; Tirapegui, J. O. Aminoácidos de Cadeia Ramificada, Balanço Protéico Muscular e Exercício Físico. Nutrição em Pauta.
Rossi, L.; Tirapegui, J. O. Implicações do sistema serotoninérgico no exercício físico. Arquivos Brasileiros de Endocrinologia e Metabologia.

Imagens: Suplefemme.com.br