3 razões para incluir a caminhada na sua rotina

A caminhada é o exercício mais simples de ser inserido na rotina. É o tipo de atividade que pode ser feito quase sem restrições por pessoas de todas as idades e tem um impacto sobre as articulações menor que a corrida, além de ser eficiente no combate ao stress e como exercício auxiliar à recuperação de determinadas lesões, por exemplo. A lista de benefícios da caminhada é gigantesca e selecionamos algumas delas que dividimos em três grupos – saúde – corpo e mente!

Saúde • manter na rotina um mínimo de três vezes por semana e 30 minutos de caminhada é eficiente no controle do diabetes, colesterol e para a prevenção à osteoporose. Além de ser uma atividade chave para melhorar a circulação sanguínea.

Físico • Tonifica a musculatura das pernas, coxas e glúteos, auxilia na prevenção de varizes além de aumentar o metabolismo de repouso, aumentando assim o gasto calórico diário.

Mente • Há estudos que associam os benefícios da caminhada ao controle dos sintomas da TPM e principalmente como atividade fundamental a ser incorporada na rotina de pacientes com depressão. Aumenta a producõa de endorfina, então é um grande aliado no combate do estresse e ansiedade.

Resumidamente, são boas razões para manter a caminhada como uma atividade de base no seu dia a dia!

 

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Foto: Recorte – Flickr - Brisbane City Council