Bate Papo com Nato Amaral • Ultramaratonista

O Nato Amaral é um ultramaratonista brasileiro que é exemplo de dedicação, disciplina e equilíbrio entre a vida pessoal e a atividade esportiva.

Ultramaratona
A ultramaratona é a corrida ou prova que passa de 42 km, que éa distância de uma maratona convencional. Além da distância é considerado também o tempo de realização do percurso, chegando em alguns casos a durar meses.
Uma ultramaratona pode ser realizada em estradas e caminhos, em trilhas de montanhas, e em ambientes de condições extremas.

Comrades Marathon
A Comrades é uma das maiores ultramaratonas do mundo, representativa da modalidade, que acontece anualmente na África do Sul. O Nato foi o primeiro sul-americano a participar dez vezes da Comrades e receber o Green Number, a perpetuação do seu número de prova, entregue logo após a finalização da décima prova. Prêmio máximo concedido pela organização e objetivo maior dos atletas que participam todos os anos.

O começo e a preparação
Antes dessa imensa realização esportiva e pessoal, é importante ressaltar que a história do Nato é atrelada aos esportes e aos treinos desde criança. Da natação, ele foi para o polo aquático, e aos 19 anos descobriu a corrida. Começou em maratonas de rua e conheceu a Comrades Marathon através de seu treinador que participava da prova e o preparou por cerca de dois anos para o grande desafio.

De 2001 até hoje, ele contabiliza 12 participações nesta ultramaratona de 89 km de subidas e descidas. Se tornou embaixador da Comrades auxiliando outros esportistas e divulgando o evento. Hoje sua meta é completar 20 Comrades e conquistar o Double Green Number.

Unogwaja Challenge
Neste ano, em 2014, o Nato foi um dos 12 selecionados a participar do Unogwaja Challenge de um total de 35 atletas do mundo inscritos. Ele foi o primeiro brasileiro da história a percorrer quase 1700 km de bicicleta em 10 dias, de Cape Town até Pietermaritzburg, para correr depois na Comrades no 11º dia.
A longa jornada é um evento oficial da Comrades com um único objetivo: filantropia. A meta é arrecadar doações para entidades beneficentes da África do Sul.

nato_amaral_ultramaratonista

Bem, conversei com o Nato e falamos sobre o preparo e a orientação necessária para quem deseja correr ultramaratonas, sobre como ele concilia o trabalho ao treinamento e quais as estratégias de treinamento para vencer o maior desafio deste tipo de esporte – o desgaste e cansaço mental.

Não perca nosso papo, play!

Nato_amaral_entrevista_bia_manhas

Unogwaja Challenge – Equipe de apoio
Estou concorrendo para ser uma das pessoas que fará parte da equipe de apoio da Unogwaja Challenge 2015. O resultado sairá em agosto. São apenas doze atletas que fazem essa prova e mais doze pessoas que fazem o suporte, preparando a chegada, arrumando roupas, cama e tudo que for necessário ao bem estar dos atletas. Dedos cruzados!

E para quem gostou do assunto, fiquem ligados, em breve teremos post especial sobre o Unogwaja!

Saiba mais:

twitter.com/natocomrades
www.comrades.com
www.unogwajachallenge.com