Dicas para escolher o tênis ideal

Para escolher o tênis ideal e indicado para cada atividade pode ser preciso uma avaliação minuciosa do calçado e indicações de um ortopedista e um profissional de educação física, mas algumas dicas podem ajudar os iniciantes nas práticas e dar um norte na hora da compra. Seja em uma caminhada, musculação ou corrida, ter o par de tênis adequado à atividade que se pretende praticar é fundamental para que o desempenho seja o melhor e para evitar danos nas articulações e possíveis dores musculares.

Segundo o diretor da Authentic Feet, Luiz Munhoz, é preciso escolher com atenção o modelo correto antes de começar a prática de exercícios. Na hora de experimentar, alguns pontos devem ser observados com atenção: “Veja se há algum espaço para flexão dos dedos, verifique se o seu dedão não está encostando na ponta do tênis e se o calcanhar não está raspando no tecido. Se algum destes problemas ocorrerem, considere trocar por outro calçado”.

Além dessas recomendações básicas para qualquer modalidade, existem outras mais direcionadas à atividades específicas.

Caminhada
Se o exercício que você faz não pede um amortecimento tão grande, como a caminhada, escolher um modelo sem molas pode funcionar. Tênis mais leves permitem que a pisada seja mais flexível e torne a sua caminhada diária mais confortável.

Investir em um modelo que vai durar mais, com palmilhas com tratamento antimicróbicos e um solado mais resistente é algo a ser analisado para quem prefere usar um mesmo par de tênis por mais tempo.

Corrida
Para os que amam correr, o amortecimento é a palavra-chave. Ao escolher um par de tênis com molas, solado reforçado e um bom sistema de amortecimento, o corredor garante que todo o percurso será realizado com conforto nos pés e sem o risco de lesões.

Se os treinos acontecem com corrida de obstáculos, pulos curtos e zigue-zague, um solado de borracha deve ser priorizado, já que oferece maior aderência e firmeza neste tipo de movimento agregado à corrida.

Esportes ao ar livre
Aos praticantes de esportes ao ar livre, a escolha do calçado deve ser diferente, mesmo que seja em corrida ou trilha. Tênis com tecidos impermeáveis e de cano mais longo para proteger o tornozelo são ideais, bem como modelos feitos de náilon e EVA, que protegem bem os pés durante a prática ao ar livre.

Academia
Os modelos usados durante os treinos na academia devem priorizar interiores que ajudem a resfriar a temperatura dos pés e que possam ser usados sem meia, diminuindo a quantidade de transpiração.
Tênis que absorvam bem o impacto, com um bom sistema amortecedor, também são uma excelente opção, especialmente se possuem boa propulsão no solado.

Vamos que vamos!

A photo posted by Authentic Feet (@authentic_feet) on

Com informações da www.authenticfeet.com.br